Limpeza de Caixa D'Água

Muitas pessoas se esquecem da caixa d’água e da importância de sua higienização para a saúde da família ou da equipe em caso de ambientes profissionais. Por isso, separamos aqui alguns motivos importantes que vão te convencer a realizar essa limpeza periodicamente:
Por que a limpeza da caixa d’água é tão importante?
A caixa d’água é um grande reservatório que armazena água para o consumo daqueles que ali vivem. Essa água é utilizada em banhos, no preparo de alimentos, lavagem de roupas, escovação de dente, entre diversas outras finalidades (inclusive, muitos a bebem mesmo sem passar por qualquer processo de purificação). Ou seja, a água oriunda da caixa d’água é utilizada o dia todo, todos os dias. Por isso, a importância de ter um reservatório higienizado é a mesma de consumir uma água limpa e pura. Quando a limpeza não é feita periodicamente, a caixa d’água pode acumular resíduos em seu fundo. Isso não só a obstrui, causando prejuízos, como também pode gerar doenças por propiciar o surgimento de fungos, bactérias, protozoários e algas. Esses agentes são contaminantes e, muitas vezes, tóxicos. Entre as doenças que uma caixa d’água suja pode causar estão:
- Esquistossomose
- Leptospirose
- Hepatite A
- Gastroenteritis infecciosas
- Amebíase
- Febre Tifoide
- Dengue (que não prejudica necessariamente só quem consome a água, mas também moradores da região)
É Lei! A Limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses
A Lei 1893 de 20/11/91 – Decreto 20356 de 17/08/94 exige que a limpeza e desinfeção das caixas de água, seja realizada semestralmente (duas vezes por ano). São serviços que não podem ser realizados por curiosos, amadores ou pessoas desqualificadas, pois deve-se obedecer a legislação para trabalhos em altura (NR 35) e em espaços confinados (NR 33).